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dc.creatorMoreira, Daniele de Jesus Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4569157116364840por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marinalva Lopes-
dc.date.accessioned2015-07-25T00:26:45Z-
dc.date.issued2014-05-09-
dc.identifier.citationMOREIRA, Daniele de Jesus Gomes. Necessidades formativas no campo pedagógico: a perspectiva do desenvolvimento profissional de docentes iniciantes da UEFS. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/94-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo examinar as necessidades formativas de professores iniciantes da UEFS, no campo pedagógico, com vistas ao desenvolvimento profissional docente. Buscou responder à seguinte questão: Que necessidades os docentes iniciantes da UEFS apontam em relação à sua formação pedagógica? O quadro teórico versa sobre a docência, saberes e prática pedagógica, bem como os conceitos de necessidades formativas e desenvolvimento profissional do docente do ensino superior, referendando-se em estudos e pesquisas no campo da pedagogia universitária como: Cunha (2004), Ribeiro (2012; 2010; 2004), Pimenta (2008; 2006), Grillo (2008), Masetto (2012), entre outros. O lócus, a UEFS e os sujeitos colaboradores foram 49 docentes, com até cinco anos de trajetória profissional na referida instituição. O instrumento de coleta e produção de dados, o questionário, compreendia questões fechadas e abertas. Para a análise das questões fechadas, foi utilizado o programa estatístico SPSS, versão 20; na parte subjetiva do questionário, foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Se, por um lado, os dados das questões objetivas do questionário não apontaram, com expressividade, necessidades formativas no campo das práticas pedagógicas do coletivo alvo da investigação, por outro, nas questões subjetivas, emergiram necessidades formativas de diferentes naturezas, a saber: quanto ao planejamento de ensino; quanto à avaliação da aprendizagem; quanto aos problemas da gestão da sala de aula; quanto a lidar com as carências cognitivas dos alunos e o trabalho e, por fim, quanto às novas tecnologias da informação e da comunicação. Os achados sinalizam a necessidade de ações sistemáticas e institucionais, no que tange à formação pedagógica dos docentes, sem perder de vista a autonomia, o protagonismo, bem como o contínuo de demandas da formação. Nessa perspectiva, recomenda-se, a formulação e efetivação de uma política institucional visando o desenvolvimento profissional docente.por
dc.description.abstractThe aim of the research was to examine the pedagogic necessities of beginner teachers of the State University of Feira de Santana (henceforth UEFS, from Universidade Estadual de Feira de Santana) in order to provide professional teaching development. The research question was: what necessities (in relation to pedagogic formation) do the beginner teachers from UEFS point out? A theoretical framework deals with the teaching education, pedagogic knowledge and practice, and also with the concepts of formative necessities and professional teaching development in higher education such as: Cunha (2004), Ribeiro (2012; 2010; 2004), Pimenta (2008; 2006), Grillo (2008), Masetto (2012) among others. The locus of the research was UEFS and the subjects were 49 teachers with the minimum of 5 years working as teachers in the university. The collection and production of data was made by a questionnaire with open and closed questions. For the analysis of the closed ones it was used a statistic program called SPSS 20. For open questions it was used the analysis of content (BARDIN, 2009). The analysis of the data collected from closed questions did not reveal any expressive necessities in regard to pedagogic practice, however, the data from open questions revealed different kinds of formative necessities such as: teaching planning, classroom management, learning assessment, students’ cognitive difficulties and new information and communication technologies. The results highlight the necessity of systematic institutional actions concerning to the pedagogic formation of teachers, and also keeping the autonomy, protagonist role of the teacher and the continuity of the formation. Therefore, it is recommended the construction of an institutional policy whose focus is the professional teaching development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Natalie Mendes (nataliermendes@gmail.com) on 2015-07-25T00:26:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Daniele Moreira.pdf: 1295900 bytes, checksum: 09a78603a4f289a5c4af7e1acb48c441 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-25T00:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Daniele Moreira.pdf: 1295900 bytes, checksum: 09a78603a4f289a5c4af7e1acb48c441 (MD5) Previous issue date: 2014-05-09eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectProfessor iniciantepor
dc.subjectNecessidades formativaspor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectBeginner teachereng
dc.subjectFormative necessitieseng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNecessidades formativas no campo pedagógico: a perspectiva do desenvolvimento profissional de docentes iniciantes da UEFSpor
dc.typeDissertaçãopor
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