???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/96
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Representações sociais de violência escolar elaboradas por alunos/as de uma comunidade escolar rural
???metadata.dc.creator???: PINTO, Dayse Mota Rosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Edna Maria de
???metadata.dc.description.resumo???: Este é um estudo qualitativo e descritivo das representações sociais sobre violência escolar elaboradas por alunos/as de uma comunidade escolar rural. A coleta de dados deu-se por meio de quatro técnicas: técnica de associação livre de palavras (TALP); desenho-estória com tema; entrevista semiestruturada e observação sistemática. A análise de conteúdo dos desenhos-estória com temas deu-se segundo o modelo proposto por Coutinho (2001) e a análise de dados extraídos da TALP e das entrevistas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. Da análise dos dados emergiram três categorias: Categoria 1- a violência é morte e/ou tentativa de homicídio; categoria 2- a violência é uma forma de resolver conflitos; Categoria 3 As causas da violência são a desestrutura familiar, uso de drogas e falta de informação sobre violência. As representações elaboradas pelos alunos enfatizaram os aspectos físicos da violência e apontou a problemática como reflexo dos problemas vividos fora dos muros escolares. O grupo remeteu a necessidade de que a escola seja um espaço mais atrativo para os jovens, com difusão de estratégias para o enfrentamento da violência e ações que resultem em novos arranjos nas relações sociais e no cotidiano escolar.
Abstract: This is a qualitative and descriptive study of social representations about school violence made by students / those of a rural school community. Data collection took place through four techniques: technique of free association of words (TALP); cartoon-themed story; semi-structured interviews and systematic observation. Content analysis Cartoon-themed story was given according to the proposed by Coutinho (2001) model and the analysis of data extracted from TFAW and interviews through thematic content analysis of Bardin. Data analysis revealed three categories: Category 1 - violence is death and / or attempted murder; Category 2 - violence is a way of resolving conflicts; Category 3 The causes of violence are family breakdown, drug use and lack of information about violence. The representations elaborated by the students emphasized the physical aspects of violence and made the issue as a reflection of the problems experienced outside the school walls. The group referred to the need for the school to be a more attractive environment for young people, with dissemination of strategies for coping with violence and actions that result in new arrangements in social relationships and in everyday school life.
Keywords: Violência. Escola. Representações sociais.
Violence. School. Social representation.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE SAÚDE
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva
Citation: Representações sociais de violência escolar elaboradas por alunos/as de uma comunidade escolar rural. 2012. 46f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/96
Issue Date: 28-Nov-2012
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dayse Rosa word.pdfArquivo em texto completo1.36 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.