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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem profissional da docência e base de conhecimento para o ensino de tutores que atuam no método Problem-Based Learning (PBL)
???metadata.dc.creator???: Moreira, Jefferson da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, David Moisés Barreto dos
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia, apresenta resultados finais de pesquisa que investigou os processos de aprendizagem profissional da docência, com ênfase na base de conhecimento para o ensino, de docentes universitários que atuam no método Problem-Based Learning (PBL). Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar processos de aprendizagem profissional da docência, com ênfase na base de conhecimento para o ensino, de professores-tutores envolvidos com o método PBL do curso de Engenharia de Computação da UEFS, mediante a realização de uma pesquisa-formação. Com efeito, elegemos a seguinte questão norteadora para o seu desenvolvimento: como se explicita a base de conhecimento para o ensino de professores-tutores do curso de Engenharia de Computação da UEFS no contexto das sessões tutoriais do método PBL, mediante o processo de construção e análise de casos de ensino? Respaldamo-nos teoricamente em autores que discutem sobre as temáticas da formação de professores (DINIZ-PEREIRA, 2013; MARCELO GARCIA, 2002; IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 2017; PIMENTA, 2014; ZEICHNER, 2014), aprendizagem profissional da docência, base de conhecimento para o ensino e processos de raciocínio pedagógico (SHULMAN, 2014, 1986; SHULMAN e SHULMAN, 2016; MIZUKAMI, 2004, NONO, 2011) e método PBL (BARROWS, 1996; GIJBEL, 2005; BERBEL, 1998). No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-formação, de natureza qualitativa, do tipo descritivo-analítico (LÜDKE e ANDRÉ, 1986; JOSSO, 2014; PINEAU, 2014). Os dados empíricos foram produzidos a partir da análise e construção de casos de ensino, compreendidos como narrativas de episódios educacionais e instrumentos formativos e investigativos de processos de desenvolvimento profissional docente (MERSETH, 1996; NONO e MIZUKAMI, 2002), além da aplicação de questionários junto aos participantes. A análise de todo corpus empírico produzido foi realizada com base em pressupostos da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados sinalizam que a base de conhecimento dos participantes da pesquisa é amalgamada por conhecimentos profissionais de diversas naturezas. Destaca-se, nesse contexto, o conhecimento pedagógico do conteúdo, evidenciado pelos participantes da pesquisa, ao se valerem de analogias, simulações e, principalmente, questionamentos, com o intuito de favorecer a aquisição de domínios conceituais pelos discentes nas sessões tutoriais. Concluímos esta dissertação salientando o potencial formativo dos casos de ensino/métodos de caso na investigação dos processos de desenvolvimento profissional de docentes que atuam no contexto de uma metodologia ativa de aprendizagem. Por fim, apontamos a necessidade da configuração de políticas de formação e desenvolvimento profissional, com vistas à consolidação da profissionalidade pedagógica dessa categoria.
Abstract: This master's thesis, developed under the Graduate Program in Education of the State University of Feira de Santana - Bahia, presents final results of research that investigated the professional learning processes of teaching, with emphasis on the knowledge base for teaching. teaching by university faculty working the Problem Based Learning (PBL) method. Thus, the general objective of this research is to investigate the professional learning processes of teaching, with emphasis on the knowledge base for teaching, of teachers-tutors involved with the PBL method of the UEFS Computer Engineering program, by conducting a research-formation. In fact, we have chosen the following guiding question for its development: how is the knowledge base explained for the teaching of tutors of the Computer Engineering program at UEFS in the context of the PBL method tutorial sessions, through the process building and analyzing teaching cases? We theoretically support authors who discuss the themes of teacher education (DINIZ-PEREIRA, 2013; MARCELO GARCIA, 2002; IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 2017; PEPPER, 2014; ZEICHNER, 2014), professional teaching learning, base of knowledge for teaching and pedagogical thinking processes (SHULMAN, 2014, 1986; SHULMAN and SHULMAN, 2016; MIZUKAMI, 2004, NONO, 2011) and PBL method (BARROWS, 1996; GIJBEL, 2005; BERBEL, 1998). Regarding the methodological aspects, it is a qualitative research-training, descriptive-analytical type (LÜDKE and ANDRÉ, 1986; JOSSO, 2014; PINEAU, 2014). The empirical data were produced from the analysis and construction of teaching cases, understood as narratives of educational episodes and formative and investigative instruments of teaching professional development processes (MERSETH, 1996; NONO and MIZUKAMI, 2002), besides the application of questionnaires with the participants. The analysis of all produced empirical corpus was performed based on assumptions of the content analysis technique (BARDIN, 1977). The results indicate that the knowledge base of the research participants is amalgamated by professional knowledge of various natures. In this context, we highlight the pedagogical content knowledge, evidenced by the research participants, by using analogies, simulations and, mainly, questioning, in order to favor the acquisition of conceptual domains by students in tutorial sessions. We conclude this dissertation by highlighting the formative potential of teaching cases / case methods in the investigation of the professional development processes of teachers acting in the context of an active learning method. Finally, we point out the need to set up policies for training and professional development, with a view to consolidating their pedagogical professionality.
Keywords: Formação de professores
Aprendizagem profissional da docência
Base de conhecimento para o ensino
Problem-Based Learning
Docência universitária
Teacher training
Professional learning of teaching
Knowledge base for teaching
University teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: MOREIRA, Jefferson da Silva. Aprendizagem profissional da docência e base de conhecimento para o ensino de tutores que atuam no método Problem-Based Learning (PBL). 2019. 276 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/964
Issue Date: 21-Nov-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

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