???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/980
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma revisão sistemática sobre a abordagem geométrica no ensino de funções quadráticas
???metadata.dc.creator???: Bonfim, Cezário Silvino
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Marcos Grilo
???metadata.dc.description.resumo???: Desde que a disciplina Matemática foi introduzida na grade curricular do Ensino Secund ário no início do Século XXI a partir da fusão da Álgebra, Geometria e Aritmética, o conteúdo Função tem desempenhado o papel de conectar os saberes oriundos desses três pilares do conhecimento matemático. No entanto, a historicidade da abordagem do ensino de função aponta para um distanciamento progressivo do papel uni cador atribuído ao pensamento funcional. Dentre os vários inconvenientes cognitivos e epistemológicos, percebe-se uma exaltação da abordagem algébrica em detrimento da abordagem geom étrica, a qual conjecturamos como essencial para o desenvolvimento do conhecimento matemático. Dentre os vários tipos de funções abordadas no Ensino Médio, a função quadrática é a mais estudada pelos alunos, ao lado da função polinomial do 1o grau, aparecendo nos mais diversos contextos de explanação do conhecimento matemático. Esse trabalho sintetiza as tendências metodológicas de ensino de função quadrática e faz uma análise das estratégias de ensino que usa a abordagem geométrica com o objetivo de consolidar o pensamento funcional. Para tanto, fez-se uso da revisão sistemática de literatura, a qual, aponta que a geometria tem sido recorrente nos estudos que propõem estratégias inovadoras para o ensino de funções quadráticas e que as estratégias em que se não dá relevância a uma abordagem geométrica se aproximam das propostas tradicionais de ensino
Abstract: Since the Mathematical discipline was introduced in the curriculum of Secondary Education in the early 21st Century from the fusion of Algebra, Geometry and Arithmetic, Function content has played the role of connecting the knowledge coming from these three pillars of mathematical knowledge. However, the historicity of the function teaching approach points to a progressive distancing from the unifying role attributed to functional thinking. Among the various cognitive and epistemological drawbacks, there is an exaltation of the algebraic approach over the geometric approach, which we conjecture as essential for the development of mathematical knowledge. Among the various types of functions addressed in high school, the quadratic function is the most studied by students, along with the 1o polynomial function, appearing in the most diverse contexts of explanation of mathematical knowledge. This paper synthesizes the methodological trends of quadratic function teaching and makes an analysis of teaching strategies that uses the geometric approach to consolidate functional thinking. For this, we used the systematic literature review, which points out that geometry has been recurrent in studies that propose innovative strategies for teaching quadratic functions and that strategies in which a geometric approach is not relevant approach the traditional teaching proposals
Keywords: Função quadrática
Abordagem geométrica
Metodologias de ensino
Quadratic function
Geometrical approach
Teaching methodologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Matemática
Citation: BONFIM, Cezário Silvino. Uma revisão sistemática sobre a abordagem geométrica no ensino de funções quadráticas. 2019. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/980
Issue Date: 20-Nov-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertaçãoCEZÁRIO.pdfDissertação_Cezário_20193.03 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.