???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBonfim, Cezário Silvino-
dc.contributor.advisor1Rosa, Marcos Grilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105015661240571por
dc.date.accessioned2020-03-17T23:02:53Z-
dc.date.issued2019-11-20-
dc.identifier.citationBONFIM, Cezário Silvino. Uma revisão sistemática sobre a abordagem geométrica no ensino de funções quadráticas. 2019. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/980-
dc.description.resumoDesde que a disciplina Matemática foi introduzida na grade curricular do Ensino Secund ário no início do Século XXI a partir da fusão da Álgebra, Geometria e Aritmética, o conteúdo Função tem desempenhado o papel de conectar os saberes oriundos desses três pilares do conhecimento matemático. No entanto, a historicidade da abordagem do ensino de função aponta para um distanciamento progressivo do papel uni cador atribuído ao pensamento funcional. Dentre os vários inconvenientes cognitivos e epistemológicos, percebe-se uma exaltação da abordagem algébrica em detrimento da abordagem geom étrica, a qual conjecturamos como essencial para o desenvolvimento do conhecimento matemático. Dentre os vários tipos de funções abordadas no Ensino Médio, a função quadrática é a mais estudada pelos alunos, ao lado da função polinomial do 1o grau, aparecendo nos mais diversos contextos de explanação do conhecimento matemático. Esse trabalho sintetiza as tendências metodológicas de ensino de função quadrática e faz uma análise das estratégias de ensino que usa a abordagem geométrica com o objetivo de consolidar o pensamento funcional. Para tanto, fez-se uso da revisão sistemática de literatura, a qual, aponta que a geometria tem sido recorrente nos estudos que propõem estratégias inovadoras para o ensino de funções quadráticas e que as estratégias em que se não dá relevância a uma abordagem geométrica se aproximam das propostas tradicionais de ensinopor
dc.description.abstractSince the Mathematical discipline was introduced in the curriculum of Secondary Education in the early 21st Century from the fusion of Algebra, Geometry and Arithmetic, Function content has played the role of connecting the knowledge coming from these three pillars of mathematical knowledge. However, the historicity of the function teaching approach points to a progressive distancing from the unifying role attributed to functional thinking. Among the various cognitive and epistemological drawbacks, there is an exaltation of the algebraic approach over the geometric approach, which we conjecture as essential for the development of mathematical knowledge. Among the various types of functions addressed in high school, the quadratic function is the most studied by students, along with the 1o polynomial function, appearing in the most diverse contexts of explanation of mathematical knowledge. This paper synthesizes the methodological trends of quadratic function teaching and makes an analysis of teaching strategies that uses the geometric approach to consolidate functional thinking. For this, we used the systematic literature review, which points out that geometry has been recurrent in studies that propose innovative strategies for teaching quadratic functions and that strategies in which a geometric approach is not relevant approach the traditional teaching proposalseng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2020-03-17T23:02:53Z No. of bitstreams: 1 dissertaçãoCEZÁRIO.pdf: 3106669 bytes, checksum: 13f713deecdc4e403599c7e36180f9df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-17T23:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertaçãoCEZÁRIO.pdf: 3106669 bytes, checksum: 13f713deecdc4e403599c7e36180f9df (MD5) Previous issue date: 2019-11-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectAbordagem geométricapor
dc.subjectMetodologias de ensinopor
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectGeometrical approacheng
dc.subjectTeaching methodologieseng
dc.subject.cnpqMATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.titleUma revisão sistemática sobre a abordagem geométrica no ensino de funções quadráticaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertaçãoCEZÁRIO.pdfDissertação_Cezário_20193.03 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.